Caso de sucesso de Pepsico

“ Agora somos eficientes e temos controle sobre o nosso investimento em eventos esportivos”
Maria Lucia Rodríguez
Diretora de Marketing

Automatización Fuerza de Ventas

Antes do início do projeto, os supervisores enviavam informação do desenvolvimento dos eventos de forma desorganizada e incompleta desde as diferentes cidades da Colômbia através de arquivos em diferentes formatos, como e-mail, PDF, Excel, Power Point e o coordenador central devia consolidar esta informação para ter alguma ideia do que sucedia com os eventos e o trabalho da equipe de coordenadores.

A Situação

Pepsi Cola Colômbia Ltda., como parte essencial da sua estratégia de Trade Marketing da sua marca Gatorade patrocina anualmente mais de 1200 eventos esportivos ao longo de todo o território colombiano. Para executar essa tarefa, Gatorade conta com uma equipe nacional de supervisores de zona responsáveis de contatar os organizadores dos eventos, Gatorade e a montagem do seu material de merchandising em cada um dos eventos.

Antes do início do projeto, os supervisores enviavam informação do desenvolvimento dos eventos de forma desorganizada e incompleta desde as diferentes cidades da Colômbia através de arquivos em diferentes formatos, como e-mail, PDF, Excel, Power Point e o coordenador central devia consolidar esta informação para ter alguma ideia do que sucedia com os eventos e o trabalho da equipe de coordenadores.

Esta informação solia ser apresentada ao longo de um mês de terem sido realizados os eventos e de forma incompleta, o que impossibilitava controlar os investimentos que estavam sendo feitos nos diferentes eventos esportivos a nível nacional.

No fim de 2008 o departamento de marketing impulsou desde sua direção um projeto para poder avaliar e monitorar o investimento, execução e resultado dos eventos patrocinados pela marca Gatorade de uma forma ágil e eficiente.

A Solução

Em dezembro de 2008 Sevenminds é selecionado como a solução de software Web para captura de dados de campo que permite á equipe de supervisores ingressar os dados e fotos do resultado dos eventos desde qualquer lugar da Colômbia e á equipe central do departamento de marketing em Bogotá e Caracas consultar os indicadores de gestão gerados pelo sistema diariamente.

Atualmente, o fluxo de informação se padronizou e simplificou em 3 passos:

1. O primeiro dia de semana, o coordenador de Gatorade acessa a Sevenminds e cria os eventos que serão patrocinados no fim de semana, com os dados básicos destes e, paralelamente, a equipe de marketing vai controlando o que foi planejado para o fim de semana.

2. O coordenador ingressa durante o fim de semana os dados e fotos dos eventos realizados

3. O primeiro dia da semana a equipe de marketing consulta os resultados dos eventos do fim de semana através dos gráficos, fotos e indicadores de gestão em Sevenminds.

Benefícios

• Sevenminds é hoje um espaço de trabalho unificado que permite ao departamento de marketing conhecer semanalmente o resultado dos eventos de Gatorade no país todo

• A tomada de decisões por parte da equipe central de marketing agilizou-se ao receber informação consolidada nos seus indicadores de gestão atualizados em Tempo Real

• O impacto da marca Gatorade aumentou ao tomar medidas com base nos dados arrojados pelo sistema de perfil dos participantes e esportistas que participaram dos eventos.

• A correta localização do material de merchandising empregado (Stands, Outdoors, Congeladores, etc.) foi garantida ao monitorar o registro fotográfico dos eventos.

(ROI) Retorno anual do investimento

• Poupança efetiva de até 25% em perdas, má distribuição de produto e prêmios entregues nos eventos. Ao controlar os inventários e os participantes em cada atividade foi possível fazer mais eficiente o investimento e, em geral, a estratégia promocional da marca.
(1200 eventos x U$ 75 x evento = U$ 90.000)

• Aumento do 18% na produtividade da equipe de marketing. O pessoal da central e os coordenadores hoje dedicam mais tempo a atividades que realmente agregam valor à marca Gatorade , eliminando tarefas desnecessária e relatórios de Excel e Power Point que se requeriam anteriormente para controlar a execução dos projetos.
(11 pessoas x U$ 3.150 x ano/pessoa =U$ 34.650)

Investimento anual: U$ 24.000
Total Poupança: U$ 145.650
ROI: U$ 121.650
Tempo de Recuperação: 2 months

iPhone
Android
iPad

Idiomas:

Español
English